
8.07 - Identity
Em mais um excelente episódio, repleto de mitos do Superman, Smallville consegue mais uma vez se superar, e provar que a oitava temporada pode vir a ser considerada a melhor de todas! Só espero que isso não signifique que seja a última.
Após a promessa de que traria à tona a existência do misterioso bom samaritano que anda salvando vidas em Metropolis ao final do episódio PREY, Jimmy flagra o herói salvando Lois de um assaltante ao conseguir tirar uma foto. Obviamente que a imagem registrada nada mais é do que um borrão azul e vermelho, mas não demora muito para que o fotógrafo se empolgue com a investigação quando Tess lhe dá carta branca para a primeira página.
No Planeta Diário, Jimmy mostra a foto a Clark a fim de ganhar apoio, mas este tenta dissuadi-lo de seguir em frente com a matéria, mas a persistência do fotógrafo, algo que o coloca em destaque no episódio finalmente removendo-o do posto de mero coadjuvante e noivo de Chloe, traz à tona o pior pesadelo do nosso herói quando sua identidade é colocada em risco.
Paralelamente, Lois é surpreendida pela chegada de um novo repórter no Planeta Diário, Sebastian Kane, que logo de primeira revela um poder ao tocar sua mão, qual seja, escanear suas últimas memórias. Ele a convida para sair a fim de conhecer a cidade, e Lois não hesita. Mas não demora muito para que descubramos que Sebastian era um dos prisioneiros em Black Creek, para onde Chloe foi levada no primeiro episódio da temporada, e está trabalhando para Tess. A mando de Mercer, ele se aproximou de Lois no intuito de descobrir se a repórter está por trás do desaparecimento do cristal.
Enquanto isso, desesperado em proteger sua identidade, Clark procura a ajuda de Chloe, para que interceda a seu favor junto a Jimmy, mas a loirinha não vê problema para o amigo, e até incetiva a possibilidade dele finalmente assumir um alter ego.
Sem a ajuda de Chloe, Clark decide vasculhar as coisas de Jimmy no apartamento no Talon na tentativa de destruir as fotos, mas acaba esbarrando em Lois que está se preparando para o encontro com Sebastian, e temos uma divertida situação que causa muitos ciúmes no herói, além de uma desconfortável cena (pelo menos para Clark) que envolve o zíper de um insinuante vestido vermelho.
Quando as coisas não poderiam ficar piores para Clark, eis que Jimmy vai encontra-lo na fazenda, justo quando o herói está se preparando para se desfazer de todas as suas roupas vermelhas e azuis. Obviamente que Clark se livra do flagrante a tempo, e Jimmy lhe mostra que descobriu que os salvamentos do misterioso samaritano tiveram início em Smallville, e não demora muito para que, com a ajuda de uma foto de Clark com a camiseta azul e o casaco vermelho de sempre, o fotógrafo finalmente o desmascare.
Os apuros de Clark em IDENTITY estão apenas no começo quando há um desconfortante encontro com Chloe na Fundação Isis, então surpreendido por Jimmy, mais convencido ainda de que ele é o super-herói porquanto usou sua supervelocidade para estar lá, e tenta, em vão, negar até o fim a verdade.
E quando tudo parece estar perdido, Clark decide recorrer à ajuda de Oliver Queen, com quem não conversa desde que este descobriu a verdade sobre a morte de seus pais e a ciência de Clark quanto a tal fato.
Oliver está no seu momento bilionário playboy quando Clark informa que sua identidade secreta está em perigo, mas assim como Chloe, o alter ego do Arqueiro Verde não parece se importar com isso, e acha até oportuno, mas acaba concordando em ajudar para proteger Jimmy.
Nesse meio tempo, no seu encontro com Sebastian no Ace of Clubs, Lois dá suas investidas para saber mais acerca do passado do novo repórter, e quando ele a toca por um tempo mais prolongado, escaneando-a, descobre não apenas que ela mentiu quanto ao suposto interesse por ele ao ter por revelado os sentimentos dela por Clark, como que ela sabe quem ele é. Ao falar com Tess no meio do encontro, Sebastian revela que Lois nada tem a ver com o desaparecimento do cristal, e que vai se livrar dela.
Enquanto isso, Clark, Oliver e Chloe estão armando para enganar Jimmy, e finalmente faze-lo desacreditar da idéia de que Clark é o bom samaritano. Mas Tess manda alguém atrás de Jimmy, e tudo fica complicado para que o plano de Clark dê certo quando Lois lhe telefona do apartamento no Talon para pedir ajuda, pois Sebastian está
enfurecido e prestes a matá-la. Jimmy perde Clark de vista, enquanto este vai salvar Lois, e é abordado pelo assaltante do começo do episódio, mas é salvo por um Oliver Queen vestido num uniforme azul e numa capa vermelha que, mesmo sabendo não se tratar do verdadeiro Superman, faz o telespectador vibrar com a idéia de que não está muito distante essa possibilidade.
Após salvar Lois, Clark volta para junto de Jimmy, que ainda não acredita que não foi ele que o salvou, quando então todos estão atentos para a figura em azul ao alto de um prédio, com sua esvoaçante capa vermelha. Clark vê a admiração e a alegria nos rostos das pessoas com o herói, e finalmente tem um vislumbre do que poderá um dia ser.
No Planeta Diário, Jimmy tem seu dia de rei quando sua foto é publicada na primeira página com a manchete "Mais Rápido do que uma Bala", e após se desculpar a Lois por não chegar a tempo, Clark ouve a promessa de que ela não irá descansar até encontrar o bom samaritano e ser a primeira a fazer uma entrevista exclusiva com o herói.
Clark visita Oliver e revela seu interesse em continuar a salvar vidas, mas não mais em segredo, e Oliver confidencia ter se reencontrado como Arqueiro Verde (em mais uma referência a Batman?), quando assume que este é seu verdadeiro 'eu', e que está de partida para a Europa a fim de se encontrar com a Liga. Clark então vai embora, não sem antes lhe sugerir a abandonar a capa, achando a idéia ridícula, o que acaba sendo a coisa mais desanimadora do episódio, embora engraçada.
Ao final, a parte mais desconcertante do episódio: Chloe visita Sebastian no hospital e pergunta o quanto ele sabe a respeito de Clark, já que este o tocou quando salvou a vida de Lois, e Sebastian lhe revela saber tudo, fazendo com que Chloe o mate e saia impune pelas salas de emergência, numa cena que nos remonta aos bons e velhos
tempos de Lex Luthor. Sabemos, afinal, que a loira ainda é capaz de tudo para proteger o segredo que prometeu guardar com a própria vida.
Bom, não precisa dizer muito que o episódio foi deleitável, e depois de tantos tão dignos do que pode ser a última temporada (e, espera-se que não), dá até medo que haja uma deslizada pela frente (considerando o retorno da múmia, leia-se Lana, para pelo menos cinco episódios), mas acho que no ritmo em que a oitava temporada está, com roteiristas excepcionais, e Al Gough e Miles Millar bem longe (obrigado), pode ser que nem Lana Lang estrague a maravilha que está sendo esse ano.
Quanto aos comentários de que Lois já sabe o segredo do Clark, pois:
1. não confirmou a história do salvamento no início do episódio, o que poderia vir a desacreditar a história de Jimmy, e proteger a identidade de Clark;
2. não deixou que Sebastian tocasse a mão de Clark, eis que ele descobriria a verdade (o que, entretanto, não faz muito sentido, ou mesmo Lois não teria permitido que ele tocasse nela, certo?);
3. ligou para Clark quando estava sendo atacada pelo vilão, sabendo que ele chegaria a tempo, o que obviamente foi uma das melhores surpresas do episódio;
Por mais que eu achasse uma ótima idéia, pois seria a desculpa perfeita para Clark não precisar usar óculos, esconder seu alter ego da pessoa que mais ama, e Lois estar de fato apaixonada por ele como Superman, prefiro esperar pra ver, na esperança de que possa mesmo ser isso, afinal, ao assumir uma adaptação livre do Superman, Smallville mudou tanto da mitologia, que nada seria impossível, não é mesmo?
"Eu estou indignada, pois ainda não consegui assistir a esse episodio.Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh."
Nenhum comentário:
Postar um comentário