terça-feira, 7 de outubro de 2008

MAIS NOVIDADES NO CASO FAMÍLIA SIEGEL X DC COMICS

Em agosto passado, certos documentos históricos vieram à tona no site norte-americano Newsarama, revelando detalhes sobre o passado do Superman – no caso, uma história criada em 1934, por Jerry Siegel e o desenhista Russell Keaton (leia mais aqui).

A descoberta de tal documento causou uma reviravolta no processo que a família de Siegel move contra a DC Comics, reclamando os direitos autorais do personagem. O advogado da família, Marc Toberoff, anexou ao processo o material e uma carta de Siegel para Keaton, que estabelece dia 13 de novembro de 1934 como a data de criação da história, que mais tarde foi publicada em Action Comics #4.

Os advogados da DC contestaram a autenticidade do material, questionando a habilidade de Joanne Siegel de reconhecer a assinatura do marido, a confiabilidade de Denis Kitchen (que levou o documento a público), bem como o fato do documento ser incluído tão tarde no julgamento.

A grande importância do material tem a ver com a legislação de direitos autorais norte-americana, que dita que qualquer trabalho criado através de um contrato freelancer não é de propriedade do roteirista/desenhista que o realizou. Os herdeiros de Siegel obtiveram metade dos direitos autorais do Superman porque conseguiram comprovar que Siegel o havia criado antes de começar a trabalhar para a DC Comics em 22 de setembro de 1938 (leia aqui).

Entretanto, a decisão era relativa ao material publicado em Action Comics #1. Com a descoberta da história desenhada por Keaton, Toberoff alega que o material de Action Comics #4 também é de propriedade dos Siegel. E vai além, afirmando que o documento indica que as histórias de Action Comics #2 a 6 também foram escritas antes de 1938.

Baseado nas evidências, o advogado reclama para os Siegel direitos sobre todo o material de Superman publicado em um período de cinco antes, até abril de 1934, incluindo as tiras de jornal, Action Comics #7 a 61 e Superman #1 a 23.

Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, Superman é Kal-El, o último sobrevivente do planeta Krypton. Enviado por seu pai à Terra ainda bebê durante os últimos momentos de vida de Krypton, é encontrado por um casal de gentis fazendeiros, que o criam até que se torna o repórter Clark Kent. Graças à radiação de nosso Sol amarelo, desenvolve incríveis e variados poderes, com os quais se torna o Superman, o maior herói do mundo.

Nenhum comentário: